A revista Arquitectura Viva acaba de lançar esta semana uma edição da série AV Monografías dedicada exclusivamente ao arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha. O volume de número 161 da série traz algumas das mais importantes obras do arquiteto, como o Museu Brasileiro da Escultura, a Casa Gerassi, a remodelação da Praça do Patriarca, a reforma do Edifício da FIESP, o Cais das Artes em Vitória – ES, a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, dentre outras
“Delicada e bruta, sua arquitetura expressa com refinada contundência as convicções e sonhos da jovem geração dos turbulentos anos sessenta do século passado. [...] A leveza titânica destas construções que se abrem ao âmbito coletivo, colocando a rigorosa geometria de suas formas sobre a ordem aleatória da geografia ou do entorno urbano, reconciliam aquilo que é cotidiano com a esfera política, reúnem um virtuosismo estrutural com a minúcia do detalhe em uma síntese técnica e poética.”
Não deixe de assistir a entrevista que a equipe Archdaily Brasil fez com o arquiteto no mês passado. O exemplar da revista Arquitectura Viva pode ser adquirido através deste site.